Troféu literário 2015

20:56


Olá, pessoal! 
Final de ano está aí e todo mundo começa a pensar se bateu a meta, quantos livros leu, se achou que fez boas escolhas etc. Bom, porque eu estou falando sobre isso? Tudo começou quando a Nádia, do Além do livro, me convidou para participar de um projeto muito bacana, que se chama "Troféu literário 2015" que foi idealizado por ela mais a Karina do Livros & Escritos. Segundo elas: "A ideia do Troféu Literário é compilar o que rolou de melhor e pior entre as nossas leituras de 2015." Eu adorei a ideia, e, obviamente, aceitei participar! Os participantes têm até o dia 31 de dezembro para publicar sua lista, e as meninas vão divulgá-las no blog delas, legal, não? No final do projeto, ainda vai rolar um sorteio, uhuu! Vamos ao que interessa...
TROFÉU LITERÁRIO 2015
And the Oscar goes to…
Os melhores e piores
  • O melhor livro: "1984 - George Orwell"
  • O pior livro: "Sementes no gelo - André Vianco"
  • O livro com a melhor capa : "A menina submersa - Caitlín R. Kiernan"
  • O livro com a pior capa: "Otelo - William Shakespeare"
  • O livro que rendeu a melhor adaptação cinematográfica: "O pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry (2015)"
  • O livro que rendeu a pior adaptação cinematográfica: "O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde (2009)"
  • O título mais genial: "Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez"
  • O título mais nada a ver: "Objetos cortantes - Gillian Flynn"
  • O melhor enredo: "Lolita - Vladimir Nabokov"
  • O pior enredo: "Sementes no gelo - André Vianco"

Os queridinhos
  • O meu personagem queridinho: "Tyrion Lannister de A guerra dos tronos"
  • O personagem que me deu nos nervos: "Fabiano de Vidas Secas"
  • O meu casal queridinho: "Anne Elliot e Frederick Wentworth de Persuasão"
  • O casal que me fez querer vomitar: "Otelo e Desdêmona de Otelo"
  • O personagem coadjuvante que roubou a cena: "Lord Henry de O retrato de Dorian Gray"
  • O personagem coadjuvante que eu mataria: "Petyr Baelish de A guerra dos tronos" 

As surpresas e decepções
  • O autor que mais me surpreendeu: "Franz Kafka"
  • O autor que mais me decepcionou: "Agatha Christie"
  • O livro que mais me surpreendeu: "Garota, interrompida"
  • O livro que mais me decepcionou: "O rei de amarelo"

As sensações 
  • O beijo que me fez suspirar: "?" Nenhum beijo me fez suspirar
  • O trecho que mais me marcou:"A carta de Frederick para Anne em Persuasão"
  • A história que mais me inspirou: "Felicidade Clandestina da Clarice Lispector"
  • O livro que acabou com as minhas lágrimas: "A menina que roubava livros de Markus Zusak"
  • A trama que me causou arrepios: "A morte e os seis mosqueteiros de Anatole Jelihovschi"
  • O livro que me deixou mais curioso: "O mágico de Oz de L. Baum"
  • A obra que me fez gargalhar: "Extraordinário de R.J. Palacio"
  • A história da qual eu sinto mais saudades: "O morro dos ventos uivantes de Emily Bronte"
  • O crime que me pegou de surpresa: "O assassinato de Objetos cortantes"

Os “mais”
  • A leitura mais difícil: "Cem anos de solidão"
  • A leitura mais fácil: "A culpa é das estrelas"
  • O livro que li mais rápido: "O pequeno príncipe"
  • O livro que mais demorei para ler: "A guerra dos tronos"

E por fim…
  • Em 2015, minha meta era ler 25 livros e terminei o ano com 30 leituras.
  • Para 2016, minha meta é ler 50 livros.

Essas foram as minhas escolhas para o Troféu Literário edição 2015 :) Adorei participar desse projeto, obrigada Nádia pelo convite!

O que acharam? Já leram algum dos livros citados?

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

25 comentários

  1. Olá! =)
    Nossa, muito legal isso do Troféu Literário. *-*
    Gostei de saber "os mais"~ Bem interessante.
    Engraçado que não me surpreendi com "1984", e nem com "Sementes no Gelo". xD
    Tens uns dessa sua lista que pretendo ler ainda~
    Como "O morro dos ventos uivantes" e "Cem anos de solidão". x)

    Enfim, ótimas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!
      Legal, né? Também achei muito interessante e quebrei a cabeça para escolher só um em algumas categorias, haha!

      Sem dúvida que "1984" foi meu favorito! Indicação sua, obrigada por me fazer ler esse livro maravilhoso! ^^

      "Cem anos de solidão" eu tenho a sensação de que tu vais gostar!

      Obrigada, Paulinha!

      Excluir
    2. Oi Helena
      A menina que roubava livros, chorei muito, mas não li esse ano. Adorei vou até anotar alguns livros. Beijos

      Excluir
    3. Oi, Lu!
      A menina que roubava livros foi o primeiro livro que li em 2015! Adorei.

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Não creio que não gostou da Agatha Christie!! Como assim?? E Lolita me dá nojo, sério. Mas o autor deve ser muito bom mesmo para conseguir provocar esse ódio em mim, não sei se o ódio que sinto pelo Humbert influenciou meu julgamento pelo enredo... Enfim, a história é boa, mas é para tirar da zona de conforto e dar raiva mesmo! É realmente muito bem escrita!
    Também amo muito 1984!! Você fez excelentes leituras este ano, parabéns!!!!
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostei do meu primeiro contato com Agatha Christie, não significa que eu não possa gostar de algum outro livro dela. Em 2016 vou dar mais uma chance a essa autora. Estou aceitando sugestões ;)

      Lolita é um paradoxo, né? A narrativa maravilhosa, mas o enredo... sem comentários! Apesar de eu não ter gostado do Humbert nem da Lolita, amei o livro, não consigo explicar o porquê...

      Obrigada, Lívia. Também acho que li muita coisa boa em 2015! Tomara que 2016 seja tão proveitoso quanto.

      ^^

      Excluir
  3. Olá!
    Que projeto bacana! Adorei as suas respostas e não tem quem leia rápido A Guerra dos Tronos! Hahahahah. Boa sorte com as suas leituras para o próximo ano.

    Beijão e Boas Festas!
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, legal esse "Troféu", né? Muito organizado, eu adorei responder às categorias ^^

      A guerra dos tronos é enooorme, eu me pergunto como tem gente que lê em uma semana aquele calhamaço?!!

      Boas leituras em 2016 para você, beijos!

      Excluir
  4. Sempre quis muito ler 1984, qual não foi minha decepção quando comecei a leitura e não consegui concluir? Mas pretendo tentar de novo, afinal, é um clássico! O Retrato de Dorian Gray é um livro incrível, mas o filme realmente... Que horror! Do Kafka, eu só li A Metamorfose (duas vezes) e sempre adoro, preciso ler mais coisas dele. Agatha, comecei neste ano e, apesar de ter gostado do que li, acho que uma hora vai enjoar. A Menina que Roubava Livros é maravlhoso e Objetos Cortantes também me pegou de surpresa! Obrigada por participar, espero que tenha gostado :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nadia!

      1984 é um livro que, apesar de não ser muito extenso, é uma leitura de fôlego. Eu mesma demorei muito para lê-lo, achei bem complexas as ideias contidas nele. Talvez se você ler alguns textos de apoio a tua leitura se concretize de maneira mais eficiente, estudar a obra me ajudou muito durante a leitura ;)

      A metamorfose quero reler também, achei fantástico! Mas também quero conhecer outros livros desse autor antes, me indicaram O processo, estou pensando em ler esse!

      Eu adorei participar do "Troféu", obrigada por me convidar, linda!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Helena!!
    Adorei suas respostas! Amo posts assim, mas teria muita dificuldade em escolher os vencedores de cada categoria rsrs
    Não são muitos os que eu li dos livros que você citou, mas você me despertou a curiosidade por vários! hehe. Vou ver se consigo ler alguns citados aí!

    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina!
      Eu tive dificuldade em algumas categorias sim, até agora eu leio e acho que poderia mudar alguma coisa, haha.

      Se ler algum citado no post me avisa para a gente conversar ;)

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Helena,
    Eu adorei o projeto, muito bem elaborado. Confesso que eu ficaria meio enrolada para responder, mas realmente adorei.
    Espero ler "1984" em 2016. Acho que Fabiano me deu nos nervos também, haha.
    Tenho muita vontade de ler "O morro dos ventos uivantes", mas ainda não consegui. Até peguei na biblioteca uma vez, mas não tive tempo de ler.

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris!
      Legal esse projeto, não é?
      1984 e O Morro dos ventos uivantes foram duas das minhas melhores leituras desse ano, disparadas. Não conheço muito o teu gosto literário mas acho que você gostaria de O Morro dos ventos uivantes, ^^

      Beijos e é sempre bom ter você aqui no blog :)

      Excluir
  7. Quantas escolhas difíceis!
    Sobre Agatha Christie, concordo contigo. Eu cresci lendo Arthur Connan Doyle e sempre tentaram me empurrar a Agatha, mas nunca desceu infelizmente.
    Cem Anos de Solidão está na minha lista o ano todo e ainda não consegui ler.
    A menina que roubava livros também me fez morrer de chorar.
    E a adaptação de O Pequeno Príncipe não precisa dizer nada, só sentir. Perfeição.

    Amei suas respostas.

    Beijos,

    Jack.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jack!
      Eu também li Connan Doyle e, de certo modo, esperava que a escrita de Agatha fosse parecida, mas achei meio teatral demais!

      Cem anos de solidão é um livro muito diferente de tudo que já li, além de ter uma narrativa cheia de personagens com nomes iguais, o que dificultou muito a leitura. Mas a estória é linda e muito bem escrita! Indico a leitura fortemente.
      Chorei horrores na adaptação do Pequeno Príncipe, haha.

      Beijos!

      Excluir
  8. Que demais esse projeto. Pena que só vi agora, em janeiro. Tenho “1984” aqui, mas ainda não li. "O pequeno príncipe” é amor e "O retrato de Dorian Gray” genial. Acabei de colocar "Cem anos de solidão” e “Lolita” na minha wishlist de 2016. Ah, amoooo Kafka. =)
    Beijão e um 2016 de muita luz e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina! Legal, né? Quem sabe ano que vem você participa e grava um vídeo bem legal, se eu participar de novo não esquecerei de ter convidar ;)

      Você vai amar "Cem anos de solidão" e "Lolita", são dois livros muito bem escritos e com estórias muito peculiares!
      Eu conheci Kafka esse ano, mas já considero pakas, hahahahaha.

      Beijos e feliz ano novo para você também, linda!

      Excluir
  9. Adorei esse troféu literário, até gostaria de ter respondido algo semelhante lá no blog, mas acabei só fazendo o vídeo de balanço literário mesmo. Olha, também acho 1984 genial, é um dos meus favoritos ever! =) E Cem Anos de Solidão é um dos livros que considero "da minha vida", amo demais, foi amor desde a primeira página; mas concordo que não é um livro tão fácil. E Otelo, ainda quero muito ler esse livro.

    Beijão e feliz 2016!
    Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!

      Otelo é maravilhoso uma trama sobre ciúmes e traição, já leu outra peça de Shakespeare?

      Beijão e feliz 2016 para você também :)

      Excluir
  10. Olá Hel!
    Amei a sua lista! Também adorei a adaptação de O Pequeno Principe e chorei horrores com A Menina Que Roubava Livros. Fiquei curiosa para ler o Sementes no Gelo. Li alguns livros do André Vianco. Gostei bastante de uns e detestei outros rs
    Bjs, Feliz 2016!

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita!
      Do André Vianco, "Sementes no gelo" foi o único que li e detestei, mas foi lançado há muito tempo, quem sabe de lá para cá a escrita dele melhorou #oremos

      Bjs! Feliz 2016 para vc também!

      Excluir
  11. Oiee Hel!!

    Queeee super lista, eu iria me embananar toda para classificar os livros que li! hahaha Mas isso me deu uma ideia! Toda vez que terminar um livro, além da resenha vou colocar algumas palavras-chave para classificar depois! rsrs
    Nossa, eu não dava nada pra Menina que roubava livros, faltando umas 60 páginas pro final abriu uma torneirinha que não parava de sair lágrima rs :p

    Ahh Janeee! ♥ Esse ano leio Persuasão! Vc já assistiu o filme "Clube de Leitura Jane Austen"? Foi meu primeiro contato com ela, o filme é interessante! :D

    Anotei alguns livros, tô curiosa com esse Retrato do Dorian Gray tô quase assistindo o filme antes pra saber do que se trata! rs

    Minha meta tbm é 50 livros para esse ano!! \o/
    Terminei a pós então não tenho desculpas!! hahaha :p

    Bjs Hell!! ;***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Denise ^^

      Eu também comecei lendo A menina que roubava livros meio desanimada, mas o fim é mesmo emocionante demais, muito trágico, impossível não se dubulhar em lágrimas!

      Quando ler Persuasão quero resenha, hein? Para podermos tricotar sobre, haha!

      Não assista o filme do Retrato de Dorian Gray, é horrível e não capta a essência do livro, além de ter atuações horríveis!

      Tomara que consigamos alcançar a nossa meta!

      Bjs, querida!

      Excluir
    2. Oiee Hell!!
      Pois é, quem abandona A menina que roubava livros perde a emoção toda! rsrs

      Clarooo, pode deixar! :3

      Ain vou conter a minha curiosidadeee e procurar logo o livro do Dorian Gray!!

      Vamos conseguir simm \o/

      Bjs :****

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)